Qual a importância do vestuário de proteção na indústria e serviços

Procura fardas ou uniformes para setores da indústria ou serviços? Precisa de aconselhamento para escolher o vestuário de proteção que melhor se ajusta à sua atividade?

Neste artigo vamos explicar-lhe porque é tão importante o uso de farda, para a segurança e identidade de uma empresa da indústria e serviços e dar algumas sugestões de vestuário para as profissões mais usuais nestes setores.

A importância do vestuário de proteção para a segurança no local de trabalho

O vestuário de proteção é de extrema importância para garantir a segurança no local de trabalho. O seu uso, quando adequado, pode reduzir significativamente o risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionadas com as tarefas executadas no quotidiano dos funcionários.

Existem diferentes tipos de roupas de proteção, como uniformes resistentes ao fogo, a temperaturas elevadas ou ao frio, entre outros, cuja função principal é proteger o trabalhador das agressões resultantes da sua atividade e à exposição de fatores de contaminação.

Ao apostar no uso de vestuário de proteção, está a garantir o bem-estar e a segurança geral dos seus funcionários, criando assim um ambiente de trabalho mais seguro e reduzindo a probabilidade de acidentes e lesões, assim como o cumprimento de regulamentos vigentes que protegem a segurança dos trabalhadores no local de trabalho.

Vestuário de proteção – O que ter em conta na indústria e serviços?

Os setores da indústria e serviços são dos setores que têm mais exigências ao nível de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS), entre os quais o vestuário está incluído, com exigência de roupas resistentes a produtos químicos, coletes à prova de choque, calças feitas de materiais resistentes, que possuam faixas refletoras ou com cores vivas.

O vestuário de proteção no setor da indústria tem um papel fundamental na segurança dos trabalhadores, pois tem como objetivo que estes se movimentem livremente e de forma confortável, ao mesmo tempo que garantem a sua visibilidade em ambientes com pouca luz ou em locais com tráfego de veículos pesados.

Vestuário de proteção – Factor de identidade corporativa das empresas

Investir em vestuário de proteção, como uniformes ou fardas, é garantir o reforço da imagem da sua empresa, porque neste tipo de vestuário é sempre possível a gravação de logotipos e a escolha das cores que identificam a sua marca.

Ao optar por fardas personalizadas, está a transmitir uma imagem de organização, isso ajuda a reforçar a imagem da marca e a criar uma identificação com a empresa por parte dos funcionários, ao mesmo tempo que contribui para posicionar o nome do seu negócio junto dos seus clientes. Veja também: A influência das fardas na imagem corporativa.

De uma forma geral, as fardas e uniformes que complementam o vestuário de segurança são importantes para o reforço da imagem corporativa, porque ajudam a reforçar:

  • Identificação: As fardas e uniformes tornam mais fácil aos clientes a identificação da marca, especialmente em setores onde o contato direto com o cliente é comum, como é o caso do setor dos serviços. Isso ajuda a criar um sentimento de confiança e segurança para os clientes que contactam com a sua empresa.
  • Consistência: O uso de fardas e uniformes por toda a equipa, cria uma imagem consistente, porque comunica que todos os funcionários estão alinhados com a cultura e os valores da empresa. Isso transmite uma sensação de profissionalismo e confiança aos clientes.
  • Profissionalismo: O uso de fardas ou uniformes adequados ao ambiente de trabalho, cria uma imagem de profissionalismo, que é automaticamente atribuída aos funcionários.
  • Marketing e branding: As fardas e uniformes podem ser usados como uma forma de fazer marketing e promover a marca da empresa. Ao incluir elementos visuais, como logotipos e cores corporativas, é possível aumentar o reconhecimento da marca, tornando-a mais memorável para os clientes.
  • Igualdade: Ao utilizar fardas e uniformes, as empresas podem promover um ambiente de trabalho mais igualitário, minimizando diferenças entre funcionários em termos de aparência pessoal ou nível socioeconómico. Isso ajuda a promover o trabalho de equipa e colaboração entre todos os elementos.

Fatores a ter em conta na escolha do vestuário de proteção 

Dependendo da área de atuação em que a sua empresa esteja inserida, a tipologia de atividades de cada um dos funcionários e as normas de segurança que são necessárias seguir por lei, ao comprar vestuário de proteção deve ter em conta os seguintes critérios:

  • Riscos inerentes à atividade: Identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho é fundamental para determinar o tipo de vestuário de proteção necessário. Por exemplo, se há risco de exposição a produtos químicos ou materiais corrosivos, como é frequente na indústria, o ideal é escolher um vestuário de proteção que seja resistente a este tipo de contactos.
  • Adequação ao trabalho: Escolher um material que seja adequado ao tipo de trabalho a ser realizado. Por exemplo, se se trata de um mecânico, é normal que o contacto com óleos suje mais facilmente o uniforme, por isso, também o ideal seja comprar um vestuário composto por materiais de lavagem mais fácil. Por outro lado, se o trabalho está relacionado com movimentos repetitivos, é importante que as roupas permitam liberdade de movimento.
  • Nível de Proteção: Deve avaliar o nível de proteção que é obrigatório para a sua atividade, atendendo os riscos identificados, sendo para isso importante verificar se as roupas atendem a
    padrões de segurança estabelecidos e se possuem certificação (EPIS).
  • Conforto: Se a farda ou uniforme não forem confortáveis, esse desconforto irá dificultar a execução de tarefas e levar a erros. Deve sempre ter em conta, se o material é respirável, resistente à humidade e se se ajusta ao corpo.

Indústria e Serviços – Qual o melhor Vestuário de Proteção?

O melhor vestuário de proteção para a indústria e serviços varia, dependendo do tipo de trabalho e dos riscos envolvidos. No entanto, existem sempre alguns tipo de vestuário de proteção que são mais usados e que acabam por ser considerados mais adequados para estes setores, a saber:

Macacões para trabalho: Esta é uma opção muito procurada quer na indústria, como nos serviços, pois cobrem todo o corpo e oferecem proteção contra substâncias corrosivas, chamas, calor, projeção de partículas sólidas, entre outros. Este tipo de fatos-macaco são muito utilizados por operários fabris, carpinteiros, mecânicos, jardineiros e eletricistas. Na loja online da Concept Fardas, consegue encontrar algumas opções de fato-macaco para trabalho, quer para homem, como para mulher.

Calças de proteção: Este tipo de vestuário é concebido para garantir a segurança e conforto dos trabalhadores nas atividades do seu quotidiano. Por norma, são fabricadas com materiais resistentes e duráveis, capazes de suportar o desgaste e as condições de trabalho adversas.

Este tipo de vestuário de proteção também é comum aos setores da indústria e serviços, sendo utilizadas para as mais diversas profissões e funções, nomeadamente por operários fabris. Na Concept Fardas encontra diversas opções de calças de proteção, que se ajustam à sua atividade, gosto e necessidade.

Coletes de proteção: Os coletes para trabalho são das peças de vestuário de proteção mais utilizadas no setor da indústria e serviços. Tal como as restantes peças de vestuário, são concebidos para oferecer segurança, conforto e praticidade aos trabalhadores. Alguns são concebidos com forro acolchoado, outros com materiais mais quentes ou resistentes no seu exterior e outros ainda com vários bolsos e compartimentos, para se ajustarem às especificidades de cada função.

Os coletes são uma das peças de vestuário de proteção mais escolhidas, da maioria das profissões da indústria e serviços, nomeadamente carpinteiros, mecânicos, operários fabris, eletricistas, entre outros.

Para além das tipologias de vestuário de segurança já indicadas, na Concept Fardas também encontra camisolas, camisas, polos, t-shirts, casacos, entre outras tipologias de vestuário, que podem ser incluídas no leque de vestuário de proteção do setor da indústria e serviços.

Na loja online da Concept Fardas, apresentamos uma gama variada de vestuário para a indústria e serviços, com qualidade de topo, fabricados por algumas das melhores marcas do mundo.

Se tiver dúvidas sobre qual a escolha ideal para si e para a sua empresa, fale com a nossa equipa de profissionais especializados. Estamos sempre preparados para ajudar a descobrir o vestuário de trabalho ideal para a sua empresa.

Artigos criados 16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo